O POETA E O PSICANALISTA: A INQUIETANTE ESTRANHEZA DO DUPLO

Palavras-chave: Psicanálise, Literatura, Cultura, Duplo.

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma articulação entre psicanálise e literatura, partindo da premissa de que ambas têm como fundamento o campo da palavra e da linguagem, guardadas as devidas especificidades de cada um desses campos. Partiremos das próprias indicações freudianas contidas em duas cartas de Freud endereçadas ao escritor e também médico vienense Arthur Schnitzler, seu contemporâneo, para problematizar aquilo que aproxima – bem como disjunta - o escritor-poeta (Dichter) do psicanalista. Ao nomear Schnitzler como o seu duplo (Doppelgänger), Freud assinala a estranha familiaridade entre os procedimentos psicanalítico e literário. A fim de situar a questão, faremos uma breve incursão sobre a noção germânica de Kultur, que caracteriza o solo comum entre Freud e Schnitzler. Contudo, Freud se distancia da perspectiva contida na ideia de cultivo de si (Bildung), integrante da Kultur, ao introduzir, no seio da civilização, um mal-estar irredutível.

 

Biografia do Autor

Ingrid de Mello Vorsatz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia Clínica, Área de Teoria Psicanalítica.

Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar - IP-UERJ.

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Autora de "Antígona e a ética trágica da psicanálise" (Zahar/FAPERJ, 2013). Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Psicologia e Psicanálise (2º lugar).

Renata Dahwache Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela UERJ, residente do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar, integrante do projeto de pesquisa Psicanálise e Literatura: o campo da palavra e da linguagem como práxis (APQ3/FAPERJ).

Publicado
29-09-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos