GRUPOS DE LAZER COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: juventude, grupos de lazer, teoria bioecológica, desenvolvimento, classe popular.

Resumo

Este estudo investigou as influências da participação em grupos de lazer no
desenvolvimento de jovens de classes populares. Utilizou como aporte teórico
a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, com foco nos processos
proximais estabelecidos dentro do grupo e em relação à família e amigos.
Participaram da pesquisa 21 jovens, sendo 12 meninas e 9 meninos, com
idades de 15 a 19 anos, estudantes de ensino médio em uma escola da rede
pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e organizados em
categorias, baseadas no modelo PPCT. Como resultados principais, nota-se
que as interações estabelecidas pelos jovens dentro dos grupos promovem
mudanças positivas em suas características pessoais e realçam suas percepções
em relação a uma melhoria das interações nos contextos família e amigos.
Conclui-se que o grupo tem se constituído como elemento positivo na vida
desses jovens e como recurso favorecedor para seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Manoela Pagotto Martins Nodari, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGP/UFES.

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo
Pós-doutora em Psicologia pela University of North Carolina at Greensboro e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. 
Publicado
25-09-2021
Seção
Artigos / Articles / Artículos