GRUPOS DE LAZER COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO
Resumo
Este estudo investigou as influências da participação em grupos de lazer no
desenvolvimento de jovens de classes populares. Utilizou como aporte teórico
a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, com foco nos processos
proximais estabelecidos dentro do grupo e em relação à família e amigos.
Participaram da pesquisa 21 jovens, sendo 12 meninas e 9 meninos, com
idades de 15 a 19 anos, estudantes de ensino médio em uma escola da rede
pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e organizados em
categorias, baseadas no modelo PPCT. Como resultados principais, nota-se
que as interações estabelecidas pelos jovens dentro dos grupos promovem
mudanças positivas em suas características pessoais e realçam suas percepções
em relação a uma melhoria das interações nos contextos família e amigos.
Conclui-se que o grupo tem se constituído como elemento positivo na vida
desses jovens e como recurso favorecedor para seu desenvolvimento.
Downloads
Copyright (c) 2020 Manoela Pagotto Martins Nodari, Edinete Maria Rosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.