O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO PSICODINÂMICO DE UM MENINO COM SINTOMAS INTERNALIZANTES: UMA ANÁLISE COM BASE NO CHILD PSYCHOTHERAPY Q-SET
Resumo
Problemas internalizantes são frequentes em crianças, mas os ingredientesativos que tornam uma psicoterapia efetiva são ainda pobremente
compreendidos. O objetivo deste estudo foi analisar o processo terapêutico
psicodinâmico de um menino em idade escolar que apresentava sintomas
internalizantes, cujo tratamento foi interrompido após 22 meses. Os
participantes foram o paciente e sua terapeuta. O Child Psychotherapy Q-Set
foi utilizado para analisar o processo terapêutico. Os resultados mostraram
as características da relação terapeuta-paciente e suas transformações.
Fatores como conflitos familiares, aliança terapêutica com os pais, limitação
da capacidade de mentalização do menino, contratransferência, habilidades
e ajustamento da terapeuta ao paciente tiveram impacto no processo
terapêutico, contribuindo para o desfecho observado. Para elucidar questões
em aberto acerca da efetividade e mecanismos de mudança da psicoterapia
psicodinâmica, e para estabelecimento de uma base de evidências consistente,
é imprescindível que se conheça, de fato, o que ocorre e como ocorre no
setting clínico.
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Copyright (c) 2020 Maiara Castro de Freitas, Cibele Carvalho, Vera Regina Röhnelt Ramires

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