FAMÍLIA, ESCOLA E TRANSIÇÃO ECOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL
Resumo
Este trabalho visa apresentar uma revisão integrativa da literatura nacional referente a família, escola e transição para a escolaridade. Assim, realizou-se uma busca de artigos científicos nas bases de dados SciELO e Pepsic, para mapear a produção nacional sobre o tema nos últimos dez anos (2006-2016). Mediante a combinação de palavras-chaves, encontraram-se 17 artigos que discutem a relação entre família e escola e como ocorre a transição da criança pequena para o contexto escolar. A análise dos artigos evidenciou que a entrada da criança na escola tende a ser vivenciada tanto pela família quanto pela criança como período de estresse, pois envolve a adaptação de todos. O clima familiar positivo permeado por práticas educativas do tipo indutivas e a participação ativa na vida escolar das crianças possibilitam que as famílias experimentem esse momento de transição para a escolarização de forma mais satisfatória.
Downloads
Copyright (c) 2020 Luciane Guisso, Cibele Motta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.