INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL: DESAFIOS ATUAIS À FORMAÇÃ
Resumo
Objetiva-se analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Psicologia
(PPC) localizados em cidades de médio, médio-pequeno e pequeno porte,
considerando o contexto de expansão e interiorização da formação na última
década. Trata-se de um estudo documental, a partir da análise de 20 PPC,
com base nos seguintes eixos: perfil e localização dos cursos, caracterização
geral dos PPC, ênfases curriculares/disciplinas e campo das práticas. Os
cursos estão distribuídos em, pelo menos, 12 Estados brasileiros, sendo 30%
em municípios de médio porte, 45% em municípios de médio-pequeno
porte e 25% em localidades de pequeno porte. São cursos mais próximos
dos contextos rurais, entendidos como um espaço singular, permeados por
uma multiplicidade de formas e uma diversidade de relações com o mundo
urbano, o que exige maior sensibilidade para apreender a complexidade e a
heterogeneidade que marca os meios e os povos rurais no Brasil.
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Copyright (c) 2020 João Paulo Macedo, Carlivane de Jesus Souza, Magda Dimenstein, Candida Dantas

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