O Instituto de Estudos Avançados da UFMG e sua contextualização como um IEA com características próprias

  • Estevam Barbosa de Las Casas Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6078-8408
  • Aretusa Kelly Alves Duarte Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG)
Palavras-chave: Instituto de Estudos Avançados, Universidade, metodologias, Transdisciplinaridade.

Resumo

No presente trabalho, recupera-se a história da criação e do desenvolvimento dos Institutos de Estudos Avançados no mundo. Após essa retomada, o trabalho detém-se na apresentação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG), que, como o nome indica, traz a transdisciplinaridade como horizonte principal, no contexto de uma instituição universitária, para a tentativa de lidar com a complexidade dos problemas reais da sociedade. Dessa maneira, apresenta-se algumas iniciativas do IEAT em associar pesquisa de alto nível com aplicação na solução de problemas, utilizando-se metodologias transdisciplinares.


Biografia do Autor

Estevam Barbosa de Las Casas, Universidade Federal de Minas Gerais

Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT/UFMG). Professor Titular no Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, Doutorado pela Purdue University, Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) e Graduação pela UFMG em Engenharia Civil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. estevam.lascasas@gmail.com


Aretusa Kelly Alves Duarte, Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG)

Assessora Acadêmica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG). Possui Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Dr. Pedro Leopoldo. Pós-graduação em Gestão Educacional pela Faculdade Senac Minas. Graduada em Letras pela UFMG. info@ieat.ufmg.br


Publicado
12-12-2019
Seção
Dossiê transdisciplinaridade