VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EM DEBATE: REFLEXÕES DOCENTES EM UM CONTEXTO ULTRACONSERVADOR
Resumo
Este trabalho discute estratégias e metodologias criadas e reinventadas por professores/as para trabalhar com suas turmas questões relacionadas a violência, desigualdades sociais e preconceito, pensando suas inserções no ambiente escolar. No atual contexto político, que tem fortalecido perspectivas ultraconservadoras e dificultado os debates sobre diversidades nas escolas através da promoção do pânico moral na sociedade, as e os professores pesquisados sinalizam a necessidade de reflexão sobre esses temas em sala de aula, uma vez que estes já estão presentes nas relações escolares. A partir da realização de entrevistas com professores/as de um colégio da rede pública em XXXX, buscamos compreender a reinvenção das estratégias docentes para o trabalho com tais temas, de maneira a promover debates entre estudantes em um contexto de crescente vigilância social e familiar sobre as práticas escolares.
Palavras-chave: Escola; Violência; Gênero e Sexualidade; Metodologias de Ensino.
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Copyright (c) 2019 Amana Rocha de Mattos, Thamara Santos Guilherme, Isabela Jessula Delgado, Julia Leite Cavalcante, Leonardo Aprígio de Almeida

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