A GÊNESE DA TRANSFERÊNCIA FREUDIANA: DO MODELO FÍSICO-QUÍMICO-ENERGÉTICO A UMA LEITURA METAPSICOLÓGICA

  • Luís Flávio Silva Couto PUC Minas
  • Douglas Félix de Oliveira PUC Minas
  • Ricardo Luiz Alves Pimenta
Palavras-chave: Psicanálise. Epistemologia nativa de Freud. Metapsicologia. Transferência.

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre pontos importantes da démarche de Freud na construção teórica da transferência. Busca-se, a partir do solo nativo de Freud, identificar a gênese do fenômeno da transferência, que, em seu horizonte clínico, tornou-se um de seus conceitos fundamentais. Para isso, recorreu-se à revisão bibliográfica para investigar a epistemologia do solo nativo de Freud, seus modelos bem como os referentes físico-químico-energéticos. Tais modelos e referentes compuseram as bases do fundamento metodológico de Freud na construção da metapsicologia, que, por sua vez, tornou-se uma das referências para o entendimento do fenômeno da transferência. Este artigo pode contribuir com as pesquisas que envolvem a temática da transferência, pois sua gênese, seus modelos e os referentes aqui colocados estão localizados no solo nativo de Freud, indispensáveis à sua teorização.

Biografia do Autor

Luís Flávio Silva Couto, PUC Minas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado em Psicanálise pela Université Paris 8. Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo se aposentado em março de 2009 da Universidade Federal de Minas Gerais, na qualidade de professor associado II. Parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Revista Psicologia Ciência e Profissão, e dos Estudos de Psicologia da UFRN. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Freud, Lacan e filosofia. Membro da Associação Mundial de Psicálise (AMP) e da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP)

Douglas Félix de Oliveira, PUC Minas

Mestrando em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela PUC Minas, especialista em Saúde Mental, psicólogo clínico, psicanalista.

Ricardo Luiz Alves Pimenta

Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela PUC Minas, especialista em Saúde Mental, membro fundador do Grupo de Estudos em Psicanálise (GEP), professor no Curso de Psicologia da Faculdade UNA, em Divinópolis-MG, psicólogo clínico, psicanalista.

Publicado
29-09-2020
Seção
Artigos / Articles / Artículos