A impossÃvel “perdaâ€? do outro nos estados limites: explorando as noções de limite e alteridade / The impossible “lossâ€? of the other in borderline states: exploring the notionsof boundary and otherness
Resumo
Nosso objetivo é examinar o modo de funcionamento psÃquico próprio dos estados limites, tendo em vista o papel singular da dimensão de alteridade nesses quadros. Essa perspectiva de análise vem nos remeter à idéia de uma complexa relação entre interioridade e exterioridade que caracterizaria essas patologias, marcadas por uma problemática identitário-narcÃsica. São esses os aspectos que pensamos estarem na base desses quadros clÃnicos, visão distinta daquela que, utilizando o termo borderline, tende a defini-los a partir da fronteira entre a neurose e a psicose. A questão da alteridade pode ser um operador dos mais relevantes nessa investigação, propiciando elementos de análise bastante frutÃferos, não somente dos fundamentos dos “funcionamentos limites como também de outros quadros psicopatológicos, permitindo, até mesmo, o estabelecimento de uma interessante base de comparação entre eles. Dessa forma, buscaremos estabelecer um contraponto dos estados limites com outros quadros clÃnicos, com a finalidade de melhor apreender a sua singularidade.
Downloads
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veÃculos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.