Estresse e sofrimento no trabalho dos executivos
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as possíveis correlações entre o padrão de comportamento e o nível de estresse percebido pelos executivos das grandes empresas no Brasil. O referencial teórico aborda os conceitos sobre o estresse baseando-se em autores que são referência na temática, como Selye (1959), Albrecht (1990), Cooper (1988) e Moraes et al. (2001). Em seguida, apresentamos o conceito do Tipo Comportamental, de Friedman e Rosenman (1976), e de autores que tratam o sofrimento no trabalho e a sua relação com o estresse, como Dejours (1992; 1994; 1996) e Codo et al. (1993). Os resultados indicaram que há predominância do padrão de comportamento Tipo A entre os executivos, que se disseram mais insatisfeitos e infelizes do que os do Tipo B em relação a aspectos profissionais e pessoais. Foram os que se percebem mais estressados, quadro manifesto no nervosismo, em ímpetos de raiva, irritabilidade fácil e ansiedade.
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