Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia.Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em Clínicas-Escola de Psicologia
Resumo
O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa destas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas Clínicas-Escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às Clínicas-Escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às Clínicas-Escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento a queixas escolares, bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.