O CREAS PAEFI na perspectiva de mulheres vítimas de violência e profissionais: uma análise a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

  • Nailane Fabris Rosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Célia Regina Rangel Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Violência contra mulher, CREAS, rede de apoio, Teoria Bioecológica

Resumo

Estudo qualitativo cujo objetivo foi investigar se o Centro de Referência Especializado da Assistência Social-Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS PAEFI) de um município do *, compunha a rede de apoio social e afetiva de mulheres vítimas de violência por seus companheiros. Foram entrevistadas 10 mulheres vítimas de violência, usuárias do serviço e 6 profissionais atuantes na equipe. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e discutidos com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. O serviço foi avaliado positivamente e as interações entre os profissionais e as mulheres vítimas de violência favoreceram processos proximais que promoveram mudanças positivas nas características pessoais das usuárias, reforçando relações que elas possuíam com suas famílias e outros contextos. Concluiu-se que o serviço integrou a rede de apoio sócio afetiva dessas mulheres, atuando como um microssistema significativo que favoreceu o desenvolvimento delas frente à situação de violência.

Biografia do Autor

Nailane Fabris Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Célia Regina Rangel Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado
26-06-2019
Seção
Artigos / Articles / Artículos