O CREAS PAEFI na perspectiva de mulheres vítimas de violência e profissionais: uma análise a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
Resumo
Estudo qualitativo cujo objetivo foi investigar se o Centro de Referência Especializado da Assistência Social-Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS PAEFI) de um município do *, compunha a rede de apoio social e afetiva de mulheres vítimas de violência por seus companheiros. Foram entrevistadas 10 mulheres vítimas de violência, usuárias do serviço e 6 profissionais atuantes na equipe. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e discutidos com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. O serviço foi avaliado positivamente e as interações entre os profissionais e as mulheres vítimas de violência favoreceram processos proximais que promoveram mudanças positivas nas características pessoais das usuárias, reforçando relações que elas possuíam com suas famílias e outros contextos. Concluiu-se que o serviço integrou a rede de apoio sócio afetiva dessas mulheres, atuando como um microssistema significativo que favoreceu o desenvolvimento delas frente à situação de violência.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.