Tornar-se adolescente com HIV/Aids: possibilidades e limitações

  • Vanessa Limana Berni Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriane Roso Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Psicologia social, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Adolescência, Identidade

Resumo

Este estudo pretende conhecer como a presença do HIV/Aids interage no processo de adolescer com o vírus/doença, especialmente na construção de identidade. Estudos de Casos com três adolescentes, que conheciam seu diagnóstico para o HIV, foram realizados usando o método de entrevistas semiestruturadas e do Desenho da Figura Humana (DFH). Os resultados apontam para a vivência de um processo repleto de transformações físicas e psíquicas que podem ser comparadas à vivência comum da adolescência. No entanto, olhando mais cuidadosamente para a vida social desses adolescentes, percebe-se claramente que o silêncio resultante da experiência de viver com HIV/Aids, desde que nasceram, produz algumas limitações e implicações no processo de construção da identidade. Como conclusão, foi assinalado que é necessário discutir com os adolescentes, suas famílias e pares, e com os cuidadores sobre as representações sociais da aids e seus impactos na construção das identidades de todos que convivem com a doença.

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Biografia do Autor

Vanessa Limana Berni, Universidade Federal de Santa Maria
Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, bolsista CAPES-DS, integrante do Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”.
Adriane Roso, Universidade Federal de Santa Maria
Psicóloga, doutora em Psicologia (PUC-RS), docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP-UFSM), líder do Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação”.
Publicado
10-07-2015
Seção
Artigos / Articles / Artículos