Insatisfação corporal e comportamento alimentar: comparações entre jovens atletas de diferentes esportes

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Fernanda Laus Universidade de São Paulo
  • Sebastião Sousa Almeida Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Imagem corporal. Transtornos alimentares. Atletas.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a insatisfação corporal e ocomportamento alimentar inadequado entre atletas adolescentesde diversas modalidades esportivas e diferentes níveis competitivos.Participaram 580 atletas de ambos os sexos. Para avaliar o comportamentoalimentar, foi aplicado o Eating Attitudes Test (EAT-26). Utilizou-seo Body Shape Questionnaire para mensurar a insatisfação corporal.Aplicou-se um questionário para avaliar: idade, sexo, tipo de esporte, nívelcompetitivo e horas de treino/dia. Aplicaram-se os testes KolmogorovSmirnov, Shapiro Wilk, t de student, Mann-Whitney e KruskallWallis. Realizou-se tratamento dos dados no SPSS 17.0, com nível designificância de 5%. Atletas masculinos de esportes de equipe com bolae de classe de peso tinham mais riscos para síndromes psicológicas, poisesportistas de basquetebol e judô apresentaram-se mais insatisfeitoscom o corpo, enquanto basquetebolistas e futebolistas demonstrarammaior inadequação alimentar. Esses achados não se reproduziram entreas meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univiersidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrando em Aspectos SocioCulturais do Movimento Humano na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: natação, avaliação morfofuncional, treinamento desportivo, maturação biológica, transtornos alimentares e imagem corporal.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Membro do corpo editorial das revistas: HU Revista (JF-MG), Revista da Educação Física da UEM (Maringá-PR), Revista Mineira de Educação Física (UFV- Viçosa-MG), Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF, onde já concluiu a orientação de 10 Mestrados e 20 Iniciação Científica e Treinamento Profissional. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de satisfação ou insatisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento.
Maria Fernanda Laus, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Ribeirão Preto (2004) e mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2009). Atualmente é aluna de Doutorado da Universidade de São Paulo no Programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Percepção da Imagem Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, mídia e comportamento alimentar.
Sebastião Sousa Almeida, Universidade de São Paulo
Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular e Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience (Brasil) e Estudos de Psicologia (Natal). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 13 Doutorados, 20 Mestrados e 20 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes.
Publicado
30-07-2014
Seção
Artigos / Articles / Artículos