Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância
Resumo
Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .Downloads
Copyright (c) 2016 José Maria Montiel, Suselei Aparecida Bedin Affonso, Stelio João Rodrigues, Eliane Quinelato

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