Cenários de aprendizagem e noções de saúde: a percepção dos estudantes de Psicologia sobre sua formação
Resumo
O estudo, desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade privada
de Belo Horizonte, visou a conhecer as concepções de saúde e a formação
profissional construídas na trajetória acadêmica dos estudantes. De cunho
exploratório, realizou-se aplicação de questionários e grupo focal nos
discentes veteranos de Psicologia. Os estudantes tomam a definição de saúde
da OMS como referência em seus discursos sobre a concepção de saúde;
identificam um conjunto de cenários de aprendizagem em saúde presentes
na formação, em que se destacam os estágios supervisionados e algumas
disciplinas em detrimento de outros espaços menos vivenciados, como a
pesquisa e a extensão; observam que as temáticas da saúde mais presentes na
formação em Psicologia são “saúde mental” seguida de “saúde e trabalho”.
A trajetória dos estudantes pesquisados demonstra as dimensões formais
presentes na graduação bem como os aspectos instituintes em andamento,
especificamente no ensino-aprendizagem em saúde, incentivadas
principalmente pelo programa Pró-Saúde.
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Copyright (c) 2016 Daniele Rodrigues Souza Carmona, Cássia Beatriz Batista

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