São todas as causas potencialmente causadoras de doença mental? Os Archivos Brasileiros de Hygiene Mental e o esboço do homem moderno
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a noção de higiene mental preconizada no documento Archivos Brasileiros de Hygiene Mental a partir da abordagem foucaultiana de governamentalidade e estratégias de biopoder. Para isso, analisamos um periódico de saúde pública veiculado no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940 pela Liga Brasileira de Hygiene Mental onde a noção de higiene mental se converte em certa “profilaxia do comportamento”, em prol de um ideal de progresso coletivo, tendo como pano de fundo o contexto histórico do Brasil daquela época. A discussão de tal material evidencia que os processos de governo da vida se sustentam em verdades sobre os sujeitos que legitimam as necessidades da urbanização emergente e, como efeito, constituem elementos para o ideal de homem moderno.
Downloads
Copyright (c) 2016 Neuza Maria de Fátima Guareschi, Lutiane de Lara, Daniel Dall'Igna Ecker, Ananda Pinto Cardoso

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista.