Representações sociais de término de relacionamentos amorosos em músicas do sertanejo universitário

  • Adriano Schlösser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amanda Nogara Marcon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Xavier Morais Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: representações sociais, música, relacionamentos amorosos.

Resumo

Das etapas de um relacionamento amoroso, o término da relação constitui-se como uma das mais difíceis de vivenciar pelas pessoas. As músicas, em suas letras, tentam exprimir sentimentos provenientes deste rompimento. O objetivo central deste estudo foi investigar as representações sociais de término de relacionamentos amorosos, presentes em canções do estilo musical denominado sertanejo universitário. Foram analisadas 211 letras musicais, submetidas à análise lexical no software ALCESTE. Os resultados e análises apontam diferentes sentimentos e comportamentos derivados deste rompimento afetivo, devido a distintos estágios vivenciados deste sofrimento, tanto por parte de quem rompeu a relação quanto de quem foi abandonado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade Federal de Santa Catarina
Psicólogo. Doutorando em Psicologia pelo pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia - UFSC. Mestre em Psicologia (UFSC). Pesquisador associado do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.
Brigido Vizeu Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Programa de Graduação e Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociale. Coordenador do laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.
Amanda Nogara Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Ininiação Científica no laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.
Daniela Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga. Bolsista de Ininiação Científica no laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.
Publicado
01-08-2016
Seção
Artigos / Articles / Artículos