Os contornos tardo-modernos do sofrimento e do adoecimento psíquicos: proposições éticas para o Centro de Atenção Psicossocial

  • Patrícia Mendes Lemos Universidade Federal do Ceará
  • José Célio Freire Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Sofrimento e adoecimento psíquicos, Centro de Atenção Psicossocial, Modernidade tardia, Ética, Alteridade.

Resumo

Este artigo pretende realizar uma leitura do sofrimento e do adoecimento psíquicos a partir do contexto social tardo-moderno. Tem o objetivo de refletir sobre as demandas apresentadas pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, as quais caracterizam o sujeito contemporâneo e exigem dos profissionais e dos dispositivos da Reforma Psiquiátrica uma ética singular, para além da invenção de formas diferentes de institucionalização. Por meio do desenvolvimento de uma discussão conceitual, tomamos a loucura como sinônimo de alteridade, entendendo o próprio sofrimento como consequência do alheamento ao outro presente na vida tardo-moderna. Levando em conta a alteridade como aspecto constituinte de nossa subjetividade, inferimos com a proposição premente da revisão de saberes e práticas atuais no campo da Saúde Mental, o qual se pode lograr unicamente pela criação de uma nova ética que esteja ancorada na afecção pelo sofrimento do outro-louco-alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mendes Lemos, Universidade Federal do Ceará
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES-DS.
José Célio Freire, Universidade Federal do Ceará
Doutor em Psicologia (USP). Professor associado do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
17-01-2012
Seção
Artigos / Articles / Artículos