Subjetividade e indústria cultural: uma leitura psicanalítica

  • Samara Megume Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Angela Maria Pires Caniato
Palavras-chave: -

Resumo

 

Este artigo busca discutir o conceito de indústria cultural, cunhado por Horkheimer e Adorno (1985), e levantar reflexões articuladas à psicanálise freudiana. A indústria cultural é a subordinação da cultura a lógica da mercadoria. Com isso, o que deveria promover os elementos necessários à construção da autonomia, da individualidade e singularidade, passa a gerar normalização, padronização e submissão. A adesão dos indivíduos a esse fenômeno ocorre por meio de mecanismos inconscientes, principalmente pela identificação com os modelos perversos construídos socialmente. O vínculo estabelecido com a indústria cultural é de natureza libidinal (o indivíduo a idealiza, sem jamais ter o retorno afetivo desse investimento). Tal engolfamento configura-se como uma violência simbólica, em que o indivíduo familiariza-se com o sofrimento. Impedido de exteriorizá-lo, ocorre uma autoagressão: torna-se indiferente ao próprio sofrimento e ao sofrimento alheio e ou passa a gozar de sua dor, estabelecendo vínculos sadomasoquistas. Será possível sair da violência dessa cumplicidade?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Megume Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Psicologia (Bacharel e Formação de Psicólogos) da Universidade Estadual de Maringá- PR

Integrante do projeto de Pesquia-Intervenção “PHENIX: a ousadia do renascimento do indivíduo sujeito – fase III”, vinculado ao Departamento de Psicologia (DPI-UEM), onde atua na intervenção com grupos de adolescentes em uma escola na periferia de Maringá.

Vem pesquisando a formação da subjetividade contemporânea com base na Psicanálise e na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Suas pesquisas versam os seguintes temas: Psicanálise, indústria cultural, inveja na contemporâneidade,esperança,subjetividade.

Desde 2008 desenvolve leituras aprofundadas da obra de Theodor Adorno em um grupo de estudos com integrantes do Projeto PHENIX.

Publicado
21-02-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos