Linha de Passe: adolescência e imaginário em um filme brasileiro

  • Aline Vilarinho Montezi Universidade de São Paulo
  • Tomíris Forner Barcellos Universidade de São Paulo
  • Fabiana Follador Ambrósio Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: Adolescência, Imaginário Social, Pesquisa Psicanalítica, Cinema, Precariedade Social.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o imaginário social sobre aadolescência, concebida como fenômeno socialmente produzido, deimportantes ressonâncias emocionais. Metodologicamente, configura-seao redor da abordagem psicanalítica da obra cinematográfica “Linha depasse”, desde uma perspectiva teórica afinada com a psicologia concretada conduta, defendida por Bleger e Politzer. Utiliza como material umanarrativa transferencial, elaborada com base na estrita observância dasregras constitutivas do método psicanalítico, tendo em vista a produçãointerpretativa de campos de sentido afetivo (emocional ou inconscientesrelativos). Apresenta e discute a criação/encontro de três camposdenominados “Temos mãe”, “Precisamos de (mais) alguém” e “Viveré lutar”, segundo os quais se organiza a experiência dos personagensadolescentes. Conclui que o filme retrata, de modo claro e preciso, umimaginário compartilhado por parte da população brasileira com acessoà produção cultural, que reconhece que o processo de tornar-se adultoseria singularmente penoso pela ausência paterna e por falta de holdingsocial.

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Biografia do Autor

Aline Vilarinho Montezi, Universidade de São Paulo
Doutoranda em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia e Psicóloga pela PUC-Campinas, integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade.
Tomíris Forner Barcellos, Universidade de São Paulo
Mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, bolsista CAPES, integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ/USP Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade.
Fabiana Follador Ambrósio, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade de São Paulo, bolsista Capes de doutorado pela PUC-Campinas
Tânia Maria José Aiello-Vaisberg, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Livre Docente pelo Instituto de Psicologia da USP; Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do IPUSP e da PUCCAMP; Coordenadora da ‘Ser e Fazer’: Oficinas Psicoterapêuticas de Criação e do NEW - Núcleo de Estudos Winnicottianos de São Paulo.

 

 

Publicado
18-09-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos