Autoconceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas

  • Rita Manuela de Almeida Barros Instituto Piaget
  • José António Moreira Universidade Aberta
Palavras-chave: Auto-conceito global, ensino superior, pós adolescência.

Resumo

Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceitono período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudocomparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes doensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia decariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Paraa avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptaçãodo Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine(1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que nãoexistem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes.Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiênciase ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer noprocesso de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão ainiciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserçãono mercado de trabalho, no caso dos finalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Manuela de Almeida Barros, Instituto Piaget

Mestre em Psicologia.

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia.

José António Moreira, Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação

Professor Auxiliar- Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED)

Publicado
28-11-2013
Seção
Artigos / Articles / Artículos