Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem
Resumo
A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos deFeuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadaspor duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensinofundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentesà mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveusedurante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas,intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças eentrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricosadotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso,evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediadaacarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duascrianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldadesescolares que elas enfrentam.
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