O MUNDO FEUDAL POR MEIO DO MOE: Propostas de Intervenção no Ensino de História

  • Júlia Calvo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Ana Clara Clara Soares
Palavras-chave: Ensino de História, MOE, PIBID, Educação.

Resumo

Este artigo pretende relatar a experiência da aplicação de uma metodologia de ensino através das artes cênicas, pouco conhecida no Brasil, chamada MOE (Mantle Of Expert). Tendo em vista a crescente necessidade de uma técnica de ensino mais lúdico e participativo que envolva os alunos tornando a aprendizagem menos formal e mecânico. A metodologia que será apresentada foi colocada em pratica por bolsistas do PIBID graduandos em História que juntamente com a coordenação do projeto levaram até uma escola pública de Belo Horizonte uma maneira inovadora de trabalhar o Período Medieval com alunos no 6º ano do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Júlia Calvo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
Graduada em História pela PUC Mina (1994), Mestre em Educação pela UFMT (2000), Doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas (2014). Professora Adjunto IV do Departamento de História da PUC Minas, Pesquisadora do Instituto Histórico Israelita Mineiro, Coordenadora da área de História do Pibid e do Programa de Extensão Espaço Dignidade e Cidadania na PUC Minas.
Publicado
03-10-2016