A revisão do gênero literário: considerações sobre os caminhos entremeados de um texto

Giselly Pereira de Almeida

Resumo


Trataremos neste artigo sobre os conflitos gerados entre autor e revisor causados, muitas vezes, por interferências desnecessárias por parte deste. Falaremos sobre a importância de o trabalho de revisão de textos ser uma atividade dialógica, interativa e acima de tudo colaborativa, das capacidades que um revisor de textos literários deve ter para que seu trabalho seja feito com êxito e sem complicações, assim como, da sensibilidade que o próprio autor deve ter em saber ouvir e aceitar as alterações que farão com que o texto flua melhor. Também trataremos do cuidado que o revisor deve ter em verificar a verossimilhança do texto, o encadeamento da narrativa, repetições de frases, redundância não intencional, contextos comunicacionais, etc.

 

 


Palavras-chave


Revisão. Textos Literários. Conflitos. Autor.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BUKOWSKI, Charles. Escrever para não enlouquecer. Tradução Rodrigo Breuning1. Ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

DEBRITO, Abel. Escrever para não enlouquecer. Ed Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.

MACHADO, Carolina. Manual de sobrevivência do revisor iniciante. Revisão para quê? São Paulo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 maio. 2018.

PERPÉTUA, Elzira Divina; GUIMARÃES, Raquel Beatriz Junqueira. A revisão do texto literário: um trabalho de memória. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 195-204, 1º sem. 2010.

RAMOS, M, L. Fenomenologia da Obra Literária. Forense Universitária: Rio de Janeiro. 3ª ed. 1969.

RIBEIRO, A, E. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição textual. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudo Interdisciplinares da Comunicação, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2009.

VERÍSSIMO, L, F. Cuidado com os revizores. VIP Exame, p. 36-37, mar. 1995. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.