Contextos históricos dos desafios do ensino superior na Região Amazônica

  • Denilson Diniz Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
Palavras-chave: Ensino Superior. Docência. Desafios. Amazônia.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre os contextos históricos dos desafios postos à educação  superior no contexto amazônico, tomando, em alguns momentos, como referência o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM), localizado em Parintins, no Baixo Amazonas. Para isso, buscamos conhecer o processo histórico de desenvolvimento do ensino superior no Brasil e da região amazônica. Em seguida, discutimos os desafios postos aos docentes na atualidade e, na sequência, pontuamos as particularidades do ensino superior na Amazônia, retratando alguns dados do ICSEZ, a partir de uma pesquisa documental in loco.  Para a construção do trabalho, usamos a revisão bibliográfica acerca do desenvolvimento da docência no Brasil, bem como uma pesquisa documental, por meio da consulta a algumas legislações que orientam o ensino superior no Brasil e para adquirir dados acerca do ICSEZ. Os resultados apontaram que, no contexto amazônico, a docência convive com inúmeros desafios: a dificuldade de permanência de doutores na região, o que tem implicações diretas sobre a pesquisa na Amazônia, o alto custo requerido para participar de eventos científicos devido ao deslocamento por meio fluvial e/ou aéreo; as diferentes atribuições dos docentes  para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, extensão e, eventualmente, gestão; escassez de serviços básicos de qualidade necessários à manutenção da existência, como hospitais e escolas.

 

Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - UFAM/ICSEZ/PIN. Professor da pós graduação dos programas CEFORT (Gestão Escolar e Educação Infantil), CED (Artes Plásticas), PARFOR-UFAM (Pedagogia) . Atuou como docente nas Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED/DMT (Pedagogia), Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (Pedagogia), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix-CUMIH/MG (Pedagogia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental), Faculdade Martha Falcão (Pedagogia, Pós-Graduacão em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens e Psicopedagogia) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/BH (Pedagogia). Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/MG, possui Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB e Graduação em Pedagogia e Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Educação Especial com ênfase em Down, Transtorno do Espectro Autista e Asperge, Educação Ambiental, Educação em Espaços Não Escolares, Gestão Ambiental e Ensino de Ciências.

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Publicado
28-06-2020