Introdução à Bioética

  • Celso Samir guielcer de For UniFtec
Palavras-chave: Ética. Moral. Cuidado. Bioética. Técnica. Política.

Resumo

Realizaremos uma introdução à bioética. Faremos uma reflexão em dois eixos, um mais teórico, buscando conceitos e ideias; outro mais prático, evidenciando problemas de enfrentamento da bioética buscando refundar a humanidade nos processos técnicos. Assim, discutiremos o tema através de um pequeno percurso, partindo de referenciais teóricos e expondo problemas. Por fim, ofereceremos uma possibilidade de mudança, o princípio do cuidado, o que resgataria a condição humana dentre esses mesmos procedimentos técnicos.

Biografia do Autor

Celso Samir guielcer de For, UniFtec

Celso Samir Guielcer de For nascido em Vacaria no Rio Grande do Sul, Brasil. Residindo atualmente na cidade de Caxias Do Sul/RS. Formado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição - Porto Alegre/RS, com habilitação m História e sociologia. Graduação incompleta em geografia. Pós graduado em Informática Aplicada à Educação pela Anglo Americano Caxias do Sul/RS. Mestre em Educação pela UCS - Universidade de Caxias do Sul/RS. E Psicanalista em formação pela Escola de Psicanálise Tripé/SP. Produções feitas até o momento em nível acadêmico, atualmente professor da UniFtec em Caxias do Sul/RS.

Referências

ARRUDA, E. N.; GONÇALVES, L. T. A enfermagem e a arte de cuidar Florianópolis: FSC, 1998.

BOFF, Leonardo. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis, RJ: Vozes 2012.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano e paixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes 2012.

CLOTET, Joaquim. Bioética: uma aproximação. 2 ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.

DWORKIN, Ronald. Domínio da Vida: Aborto, eutanásia e liberdades individuais. trad.: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Vol. 3. Trad.: Maria T. da costa Albuquerque. 9 ed. Rio de Janeiro: edições Graal, 2007.

HABERMAS, Jurgem. O Futuro da humanidade: a caminho de uma eugenia liberal. Trad.: Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Vol. I. Trad.: Márcia de Sá Cavalcante Shuback. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Vol. II. Trad.: Márcia de Sá Cavalcante Shuback. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VALLS, Álvaro L. M. Da ética à bioética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

VAZ, Henrique C. Lima. Antropologia Filosófica. Vol. I. 5 edº, Loyola: São Paulo, 2000.

Publicado
29-06-2020