Marketing de relacionamento: o que é e quais os seus benefícios?

  • Camila da Conceição Mendes Costa PUC Minas
  • Joice Luiza dos Santos PUC Minas - IEC
Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Retenção de clientes. Satisfação do cliente. Lealdade.

Resumo

Devido às constantes mudanças mercadológicas, o marketing de relacionamento se apresenta como uma estratégia para as organizações se manterem no mercado, que está cada vez mais competitivo. Nesse sentido, este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica e busca analisar os conceitos, necessidades e benefícios do marketing de relacionamento em uma empresa. O texto abordará a relevância da coleta de dados, do programa de satisfação e fidelização do cliente. Os resultados indicaram que, quando o marketing de relacionamento é utilizado de maneira efetiva e eficiente, serve para que as empresas mantenham uma relação/interação com o cliente por meio da confiança, da credibilidade e da segurança. O marketing de relacionamento serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque em relação à concorrência.

Biografia do Autor

Camila da Conceição Mendes Costa, PUC Minas

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) e Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Joice Luiza dos Santos, PUC Minas - IEC

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Administração pela UNI-BH e em Gestão Comercial pelo Pitágoras.

Referências

ALEXANDRINI, Fabio; HASSE, Charles Roberto; SANTOS, Fábio. Estudo da satisfação e fidelização de clientes em uma empresa de informática. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/861_Artigo_satis_cli_ti.pdf > Acesso em: 10 out. 2019.

BERNARDI, Flávia Camargo; SPECHT, Marina Rambo. Inovação no relacionamento com os clientes: estudo sobre o processo de interação em pequenos comércios varejistas do Rio Grande do Sul. 2016. IN: IX EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Passo Fundo/ RS. 16 A 18 de março de 2016. Disponível em: <https://www.egepe.org.br/2016/artigos-egepe/149.pdf > Acesso em: 28 out. 2019.

BRAMBILLA; Flávio Régio. Gestão do relacionamento com clientes (CRM): indicadores tecnológicos. Revista Ciências Exatas e Naturais, Vol.11 nº 1, Jan/Jun 2009. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/279498548_Gestao_do_relacionamento_com_clientes_CRM_indicadores_tecnologicos> Acesso em: 18 set. 2019.

GORSKI, André. O Marketing de Relacionamento e os consumidores. 2012. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/o-marketing-de-relacionamento-e-os-consumidores> Acesso em: 15 out. 2019.

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: PEARSON 2012. 14 ed.

MCKENNE, Regis. Marketing de Relacionamento. Campinas. Campus. 1991

SALGADO, Miguel. Entendendo o comportamento de compra do consumidor diante da crise. 2015. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/entendendo-o-comportamento-de-compra-do-consumidor-diante-da-crise> Acesso em: 09 out. 2019.

OLIVEIRA, Luciana de; FANTINI, Tania Sueli. Atendimento diferenciado ao cliente. 2011. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/atendimento-diferenciado-ao-cliente> Acesso em: 15 set. 2019.

PAVONI, Graziele Ferracioli et al. Marketing de Relacionamento. 2009. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC33208122896.pdf> Acesso em: 30 set. 2019.

SILVA, Alvicleide Caetano da. Resumo: Marketing de Relacionamento. João Pessoa. 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/4862393/RESUMO_DE_MARKETING_DE_RELACIONAMENTO> Acesso em: 14 set. 2019.

URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas. 2013.

VAVRA, Terry G. Marketing de Relacionamento: aftermarketing. São Paulo. Atlas. 1993.

VITTORELLO, Maria. Community marketing e a inovação no relacionamento com o cliente. 2019. In:. Blog NEOASST. Disponível em: <https://blog.neoassist.com/community-marketing/> Acesso em: 28 out. 2019.

ZENVIA. Construa fluxos de comunicação, automações e chatbots sem escrever uma linha de código. 2019. Disponível em: <https://www.zenvia.com/produtos/chatbot> Acesso em: 03 nov. 2019.

ZENVIA. Marketing de Relacionamento: o que é, exemplos e 4 dicas de ferramentas. 2019. Disponível em: <https://www.zenvia.com/blog/marketing-de-relacionamento> Acesso em: 28 out. 2019.

Publicado
16-12-2020