Em Rodas de Vadios: a construção de site como forma de suporte pedagógico para o ensino da Capoeira nas aulas de História

  • Reinan Mota Costa Uneb
Palavras-chave: Ensino de História. História da Capoeira. Novas Tecnologias. Ensino de História da Bahia.

Resumo

O objetivo deste relato é apresentar o percurso e os resultados finais da construção do site intitulado: “Em Rodas de Vadios”, que se deu como forma de apoio pedagógico ao ensino de Capoeira nas aulas de história. Nesse sentido, a proposta de construção e desenvolvimento de um site como conteúdo de apoio pedagógico para o professor de História e para a construção de atividades pedagógicas na capoeira foi idealizada, organizada e desenvolvida por nós como uma ferramenta educacional que permitirá trabalhar esses conteúdos, que partem da esfera da história cultural, política e social de uma herança afro-brasileira. Essa produção acadêmica torna-se algo muito pertinente para a historiografia brasileira, baiana e regional, principalmente para o ensino da cultura afro-brasileira. Utilizamos como suporte teórico autores que nos ajudam a entender os conceitos de ensino de história, novas tecnologias em sala de aula e o processo de significado da capoeira como um movimento social, cultural e educacional de lutas e resistências na sociedade. O site contém em sua estrutura discussões sobre o ensino da história, em geral, e elementos para o ensino da história da Bahia, o processo de construção da capoeira na Bahia e outros materiais relacionados  a esses temas, que têm importante significado historiográfico, e que trazem consigo a possibilidade de transformar-se em suporte pedagógico didático por meio da mediação do professor. Para isso, utilizamos o apoio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -, que nos permitiram desenvolver este projeto para aplicação no campo do ensino de História, configurando-se como uma oportunidade para o surgimento de outros trabalhos acadêmicos.

Referências

BARROS, José D' A. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. Revista MOUSEION, vol. 3, n.5, Jan-Jul/2009, p. 35-67.

BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. In: BITTENCOURT, Circe. Livros Didáticos Entre Textos e Imagens. Brasil. São Paulo, SP. 2005. p. 69-90.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino Médio - História. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC, 1997.

CHARTIER, Roger. História cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

FERRO, Marc. Cinema e história. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 244 p.

FONSECA, Selva Guimarães. Como Nos Tornamos Professores de História: A Formação Inicial e Continuada. In: FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino. São Paulo – Papirus, 2003.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História / Thais Nívia de Lima e Fonseca. – 2ª. Ed., 1ª. Reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FONSECA, Vivian Luiz./ Capoeira Sou Eu – memória, identidade, tradição e conflito. Rio de Janeiro: CPDOC-PPHPBC; Fundação Getúlio Vargas, 2009, 255 p.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Política Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

KOSSOY, Boris, Fotografia e História. 2ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LOPES, M. Kaique; MONTEIRO, Rafael. B. As TICS na construção e no Ensino do Conhecimento Histórico: a Educação em conformidade com o mercado. Revista Latino-Americana de História, v. 5, p. 236-251, 2016.

MENEZES, Jociane Batista. A Capoeira e suas abordagens: Representações da capoeira em alguns livros didáticos de história do ensino fundamental II. In. MENEZES, Jociane Batista. Cultura Afro-Brasileira e Capoeira no Brasil. Eunápolis, Bahia. 2013. p. 19-20.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000. In. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Campinas, SP: Papirus. 2000. p. 11.66

NETO, José Olímpio Ferreira. Besouro na Memória do Capoeira: Fantasia e Negação. XI Encontro Cearense de História da Educação/ I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação, 28 a 30 de Junho de 2012 UFC – Fortaleza, CE, 2012.

PIRES, A.L.C.S. Movimentos da cultura afro-brasileira: a formação histórica da capoeira contemporânea (1890-1950). Tese (Doutorado em História). Campinas-SP, Departamentos de História, Universidade Estadual de Campinas, 2001.

PLACEDINO, Fernando Campiol. Capoeira escolar: a arte popular para uma educação ético-estética. Porto Alegre, 2014. Diss. (Mestrado) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, 2014.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC/F GV, vol.5, n.10, p.200-212, 1992.

PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. REVISTA USP, São Paulo, n.46, p. 52-65, junho/agosto 2000.

RICOEUR, Paul. 1913. A memória, a história, o esquecimento – tradução: Alain François. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. 4° ed. – Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB, 2001. In.RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v. 1, n. 1, 15 jul./dez. 2006. Tradução de Marcos Roberto Kusnick.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

SILVA, Jonalva Santiago da. Do cordel à narrativa biográfica: A Invenção de Besouro herói de corpo fechado. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia Departamento Ciências Humanas - Campus I Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens. Salvador, 2010.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. Rio Claro: [s.n.], 2012, 178 f: il., figs., quadros. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Orientador: Suraya Cristina Darido.

SOARES, Iraneide da Silva. Caminhos, pegadas e memórias: uma história social do Movimento Negro Brasileiro. Universitas Relações Internacionais, Brasília, v. 14, n. 1, p. 71-87, jan./jun. 2016.

ZARBATO, J. A. M. Ensino de História, formação docente e saber histórico: reflexões sobre a Educação Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Territórios e Fronteiras (online), v. 8, p. 57-74, 2015.

Publicado
28-12-2020