A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
O artigo discorre sobre a Pandemia do COVID-19, o ensino de línguas estrangeiras e a tecnologia digital nesse contexto, apresentando as diferenças entre EAD e RLR e as soluções encontradas pela escola. Fizemos um paralelo entre a pandemia de Gripe Espanhola de 1918-19 e a Pandemia do Novo Corona Vírus, verificando lições não aprendidas e como isso afetou a educação no início do século passado e agora. Terminamos fazendo previsões sobre a educação pós-COVID-19 e o uso crescente da tecnologia digital no ensino de línguas estrangeiras.
Downloads
Referências
ARAGÓN, R. “Educação pós-coronavírus: mais tecnologias digitais e novos ecossistemas pedagógicos” Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/04/educacao-pos-coronavirus-mais-tecnologias-digitais-e-novos-ecossistemas-pedagogicos-ck9d76jx6004n017n2unxog1q.html. Acesso em: 23 abr. 2020.
BRYDON, D. Local Needs, Global Contexts: Learning New Literacies. In: MACIEL, R.F.; ARAUJO, V. de A. Formação de Professores de Línguas: Ampliando Perspectivas. Jundiaí, Paco Editorial 2011, p. 93-109
DIAS, R.; PIMENTA, S. M. O. Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 711-733, 2015.
GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1986.
GOULART, A. da C. Revisitando a espanhola: a gripe pandêmica de 1918 no Rio de Janeiro. Hist. ciec. saude-Manguinhos [online]. 2005, v. 12, n. 1 [cited 2015-12-04], p. 101-142. Available from: ISSN 1678-4758.
KOLATA, G. Gripe: a história da pandemia de 1918. Rio de Janeiro: Record, 2002. 382p.
KOPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
LEFFA, V. J. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Pesquisa em linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.
LOBATO, F. “Fiocruz lança Guia de Tecnologias Educacionais para facilitar atividades na pandemia”. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-lanca-guia-de-tecnologias-educacionais-para-facilitar-atividades-na-pandemia. Acesso em: 01 jul. 2020.
MENEZES, V. Affordances for language learning beyond the classroom. In: Benson, P.; Reinders, H. Beyond the language classroom. Basingstoke: Palgrave McMillan, 2011. p. 59-71.
MUÑOZ, R. “A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação”. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/. Acesso em: 20 abr. 2020.
NUNES, T. C. G. A precarização no teletrabalho: escravidão tecnológica e impactos na saúde física e mental do trabalhador. Belo Horizonte: RTM, 2018. 329p.
PAIVA, V. L. M. de O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. Disponível em: http://www.veramenezes.com/techist.pdf. Acesso em: 02 dez. 2020.
PAIVA, V. L. M.de O.; SADE, L. A. Avaliação, Cognição e Poder. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 6, n. 2, p. 33-57, 2006.
PESQUISA tenta entender a complicada relação entre idosos e tecnologia. 25 de outubro de 2013. Disponível em: https://www5.usp.br/35129/pesquisa-tenta-entender-a-complicada-relacao-entre-idosos-e-tecnologia/. Acesso em: 22 jun. 2020.
PLANEJAMENTO, conectividade e tecnologia: quais são os principais desafios da educação em tempos de pandemia.– Disponível em: https://gife.org.br/planejamento-conectividade-e-tecnologia-quais-sao-os-principais-desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 28 jun. 2020.
PRENSKY, M. - Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, v. 9, n. 5, out. 2001 © 2001 Marc Presnky.
SANTOS, M. dos; SCARABOTTO, S. do C. dos A.; MATOS, E. L. M. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação? X Congresso de Educação –EDUCERE, Curitiba, 2011.
SILVA JR, J.H.; COSTA, K. F. Uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira. ISSN 1981 6677. 02 jul. 2020.;
SINGHAL, M. The internet and foreign language education: benefits and challenges. The Internet TESL Journal, v. III, n. 6, June 1997. Disponível em: iteslj.org/Articles/Singhal-Internet.html. Acesso em: dez. 2012.
SOUZA, C. M. C. de. A gripe espanhola na Bahia de Todos os Santos: entre os ritos da ciência e os da fé. Dynamis, v. 30, p. 41-63, 2010.
TEIXEIRA, L. A. Medo e morte: Sobre a epidemia de gripe espanhola de 1918. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Medicina Social, 1993. 32p. (Série Estudos em Saúde Coletiva, .59).
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.