A formação inicial e continuada no âmbito do PIBID PUC Minas: mútuas implicações entre a universidade e as escolas de educação básica

  • Lorene dos Santos PUC Minas
  • Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros PUC Minas
Palavras-chave: Formação de professores, Políticas públicas, Diálogos entre universidade e educação básica

Resumo

Este artigo apresenta um relato reflexivo da experiência de formação inicial e continuada de professores, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PUC Minas, promovido pela CAPES através de sua Diretoria de Educação Básica Presencial. Busca-se explicitar algumas das estratégias e dilemas que emergem quando se investe na constituição de efetivos “diálogos entre a universidade e as escolas de Educação Básica na formação de professores” – expressão que identifica o projeto aqui apresentado. Abordam-se alguns dos desafios e conquistas de um processo de formação concebido a partir do diálogo sistemático entre produção acadêmica e experiência docente, entre as especificidades de cada área de conhecimento e a complexidade do trabalho inter/transdisciplinar, entre diferentes concepções e práticas educativas, tornando possível a emergência de novos saberes e proposições e descortinando um universo de possibilidades sobre o que saber e fazer em prol de uma melhoria dos processos de formação docente e da qualidade da educação básica brasileira.

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Biografia do Autor

Lorene dos Santos, PUC Minas
Coordenadora institucional do PIBID PUC Minas, docente do Mestrado em Educação PUC Minas e do Curso de História.
Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas
Coordenadora da á-rea de Letras do PIBID PUC Minas, professora do Departamento de Letras do ICH/PUC Minas.