As aulas de língua materna: interações em construção

  • Maria de Lourdes Meirelles Matencio PUC Minas
Palavras-chave: língua materna,

Resumo

A pesquisa sobre as regularidades e as diferenças existentes no ensino de língua materna em diferentes países, que utilizem ou não uma mesma língua, faz parte de um campo novo, em plena expansão. Pressupondo o interesse desse tipo de estudo para a compreensão dos mecanismos interativos particulares ao ensino de uma língua materna, nosso objetivo é discutir as possibilidades de uma pesquisa comparada nesse contexto. No presente artigo, procuramos refletir sobre as opções analíticas necessárias ao estudo desse objeto, com características transculturais e propomos um sistema analítico adaptado a esse tipo de pesquisa. Também discutimos o impacto de uma possível inclusão do estudo das interações em sala de aula na formação de professores de língua materna.

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Publicado
25-03-1999
Como Citar
Matencio, M. de L. M. (1999). As aulas de língua materna: interações em construção. Scripta, 3(4), 130-145. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10281
Seção
Scripta v. 2, n. 4

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