Dom Casmurro começou na imprensa por José Dias

  • Letícia Malard UFMG
Palavras-chave: Dom Casmurro, Machado de Assis, comparação entre textos e pré-texto, modificações textuais,

Resumo

O periódico República de 15/ 11/1896 estampou "Um agregado" (capítulo de um livro inédito) - redação primitiva dos capítulos III, IV e V de Dom Casmurro. Ao contrário de outros romances do autor, que foram publicados na íntegra, em periódicos, e sofreram modificações, profundas em alguns casos, para publicação em livro, esse é o único pré-texto do Dom Casmurro, ao que se sabe até agora. Sua importância não está tanto no fato do que e do como foi aproveitado nos mencionados capítulos, mas naquilo que foi totalmente descartado. Uma comparação entre textos e pré-texto tentará revelar: a) mudanças de rumoque Machado quis imprimir em sua obra-prima - já iniciada ou atémesmo concluída naquele ano; b) traços multiculturais motivadoresdas alterações efetuadas; c) reengenharia da língua literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Graça. Machado de Assis e Joaquim Nabuco: comentários e notas à correspondência entre estes dois escritores. Rio de Janeiro: F. Briguiet, 1942.

ASSIS, Machado de. Correspondência. Rio de Janeiro: W M. Jackson, 1944.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura, 1969.

ASSIS, Machado de. Ressurreição. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Garnier, 1988.

CARDOSO, Wilton. O s olhos de Capitu. Kriterion, Belo Horizonte, v. I, n. 2, p. 186-209, out./nov./dez. 1947.

SOUSA, J. Galante de. Bibliografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1955.

VIANA FILHO, Luiz. A vida de Machado de Assis. São Paulo: Martins, 1965.

Publicado
22-03-2000
Como Citar
Malard, L. (2000). Dom Casmurro começou na imprensa por José Dias. Scripta, 3(6), 123-128. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/10353
Seção
Dossiê: Machado de Assis