Das amarras do poder às entrelinhas do discurso: a pedagogia ambígua da favela em Capão Pecado, de Ferréz

Juan Filipe Stacul

Resumo


Pretende-se, no presente trabalho, investigar como o narrador de Capão Pecado propõe um contraponto ao código de moral da marginalidade, assumindo um tom pedagógico ambíguo que, ao mesmo tempo, critica o “sistema” e valoriza as regras de moralidade por este pregoadas. Para tal análise, pretende-se relacionar a instância narrativa da obra em questão com os pressupostos teóricos de Michel Foucault sobre a dissolução das relações de poder, representada pela figura do panóptico. Verifica-se, com isso, que os valores morais da sociedade tradicional burguesa dissolvem-se nas mais diversas estruturas, diluindo, nesse processo, algumas fronteiras entre centro e margem para se estabelecer como norma até mesmo onde são questionados e subvertidos.


Palavras-chave


Relações de poder; Literatura marginal; Ferréz; Capão Pecado

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DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p215

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