Rastros de memória e fagulhas da criação em Cinzas do Norte

Roniere Silva Menezes, Izabel Fonseca Sá

Resumo


O presente trabalho objetiva investigar o emprego do conceito de memória no processo criativo do romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. São estabelecidas relações entre a vida do autor e a sua obra, a partir do conceito de “biografema” estabelecido por Roland Barthes. Relações entre vivência, memória, esquecimento e invenção serão abordadas, assim como diálogos entre literatura, memória, corpo e História contemporânea do Brasil. A estrutura do enredo de Cinzas do Norte reflete a perspectiva de trabalhos fragmentários com a memória. A mescla entre cartas, relatos e foco narrativo reconfiguram modalidades mais tradicionais do gênero memorialístico. Todavia, o discurso ainda se prende a um posicionamento ligado, em última instância, à voz do narrador, responsável este por reorganizar os diversos textos e gêneros que se alternam no livro.

 


Palavras-chave


Milton Hatoum; Literatura; Arte; Memória; Política

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