Construção didática da variação linguística através da abordagem de um romance em turma do ciclo 3
Resumo
Este artigo trata da exploração pedagógica de um romance em uma turma de ciclo 3,1 visando questionar as representações da língua, de suas normas a suas variações. Seu objeto se situa na dupla necessidade de fundamentar a reflexão didática na relação identitária do locutor com sua língua e de romper com uma visão da escrita como o lugar de uma língua imóvel em sua unicidade. Ao longo das aulas, as crianças deixam de apreender a variação como desvio, pois começam a perceber a língua representada em toda sua heterogeneidade. O artigo defende a idéia de que essa evolução das representações é um elemento motor para a aprendizagem.
Downloads
Referências
BARRÉ DE MINIAC C. (Dir.). Vers une didactique de l’écriture: pour une approche pluridisciplinaire. Paris/Bruxelles: I.N.R.P./De Boeck, 1996.
GADET, F.; PECHEUX, M. La langue introuvable. Paris: Maspero, 1981.
GROSSMANN, F. La mise en texte de la théorie grammaticale dans les manuels de grammaire du primaire et du secondaire. Repères, Paris: I.N.R.P., n. 14, p. 57-82, 1996.
MOURLEVAT, J. C. L’enfant océan. Paris: Pocket Jeunesse, 1999.
VARGAS, C. Éléments pour une didactique de la variation langagère. Repères, Paris: I.N.R.P., p. 76, 1988.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".