Estética da provocaçam: a apropriação de técnicas publicitárias nos textos de Sebastião Nunes

  • Fabrício Marques
Palavras-chave: Sebastião Nunes, Apropriação, Poesia contemporânea, Publicidade, Poesia e publicidade

Resumo

Este texto pretende fazer uma breve reflexão sobre o modo pelo qual o poeta Sebastião Nunes se apropria de técnicas publicitárias para minar, internamente, a própria linguagem publicitária.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCIDES, Sérgio. Almanaque à socapa. In: Rodapé: crítica de literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Nankin Editorial, 2001. p. 139-151.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Trad. Arthur Morão. Lisboa: Edições 70, 1995.

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. Significação da publicidade. In: Teoria da cultura de massa. Org. e trad: Luiz Costa Lima. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 289-299.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 75-79.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Trad. Maurício Santana Dias e Javier Rapp. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Trad. Mônica Siqueira Leite de Barros e Zilda Zakia Pinto. São Paulo: Perspectiva, 1976 (original, 1966).

MOLES, Abraham. O cartaz. Trad. Miriam Garcia Mendes. São Paulo: Perspectiva, 1974.

NUNES, SEBASTIÃO. Antologia mamaluca 1 & Poesia inédita (Poesias). Sabará: Edições Dubolso, 1988.

NUNES, SEBASTIÃO. Antologia mamaluca 2 & Poesia inédita (Aurea mediocritas). Sabará: Edições Dubolso, 1989.

NUNES, SEBASTIÃO. Somos todos assassinos. Dubolso, Sereno de Cataguases, 1980. 2. ed., idem, 1981. 3. ed., Dubolso/Mazza, Sabará, 1995. 1. ed. comercial: Altana, São Paulo, 2000.

NUNES, SEBASTIÃO. Decálogo da classe média. Dubolso, Sabará, 1998a.

NUNES, SEBASTIÃO. Sacanagem pura. Mazza/Dubolso, Sabará, 1995 (publicação dupla, com a 3ª edição de Somos todos assassinos).

ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1997.

RODRIGUES, José Carlos. Higiene e ilusão: o lixo como invento social. Rio de Janeiro: Nau, 1995.

SANT’ANNA, Sérgio. A cidade de Deus. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Idéias/Livros,

/11/1988.

Publicado
21-10-2004
Como Citar
Marques, F. (2004). Estética da provocaçam: a apropriação de técnicas publicitárias nos textos de Sebastião Nunes. Scripta, 8(15), 158-171. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12576