Com a palavra os escritores - Entrevistas reunidas

Palavras-chave: Realismos, Entrevista, Escritores,

Resumo

Na preparação desta edição da revista Scripta, que versa sobre o tema Realismos e mediações, solicitamos a alguns autores brasileiros, portugueses e africanos de língua portuguesa, seu posicionamento sobre duas questões recorrentes sobre o tema. As questões são:

No seu fazer literário, como você relaciona ficção e realidade?

É possível dizer que a realidade social dos países periféricos exige do escritor uma postura mais política de intervenção no espaço público? 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivete Walty, PUC Minas
Pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-doutorado na Universidade de Ottawa, no Canadá, onde trabalhou durante 10 meses como pesquisadora associada (2005 - 2006). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na linha literatura e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, alteridade, exclusão social e resistência. Além disso tem se dedicado à formação de professores de literatura/leitura a partir da questão da enunciação.
Maria Nazareth Soares Fonseca, PUC Minas
Possui graduação em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), com especialização e estágio sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle, em Paris, França, nos anos de 1983 e 1992. É aposentada da UFMG no cargo de professora Adjunta IV. É, desde 1995, professora Adjunta III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, responsável pela área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Programa de Pós-graduação em Letras. Foi coordenadora do Convênio Interinstitucional de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado - entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a ECA (UFRJ), no período de 1998 a 2002 e Diretora da Editora PUC Minas, no período de 2002 a 2005. Em nível de pós-graduação leciona, atualmente, as disciplinas: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. Na Graduação trabalha com as disciplinas Literaturas de Língua Portuguesa, Introdução à Leitura Literária e Literatura e Cultura. Organizou os livros Brasil afro-brasileiro (2000), Poéticas afro-brasileiras (2003), Ensaios de Leitura II (2008). É organizadora, juntamente com Eduardo de Assis Duarte, do volume 4 da coletânea Literatura e afrodescendência no Brasil, antologia crítica. É também co-autora dos livros: Palavra e Imagem: leituras cruzadas (2000), Tipos de textos, modos de leitura (2001) e Tradição e contemporaneidade (2003). Na área das literaturas africanas de língua portuguesa, publicou os livros: Literaturas africanas de língua portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos (2008), Mia Couto: espaços ficcionais (2008), em parceria com Maria Zilda Cury. Tem inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior nas diferentes áreas em que atua.Em julho de 2009 foi homenageada como orientadora da tese de Literatura destacada pelo Prêmio CAPES 2008.
Publicado
22-12-2016
Como Citar
Walty, I., & Fonseca, M. N. S. (2016). Com a palavra os escritores - Entrevistas reunidas. Scripta, 20(39), 350-358. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/13787

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 > >>