“Português — Universidades”: o material didático de português para estrangeiros em contexto universitário brasileiro

  • Dener Martins de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Português para falantes de outras línguas (PFOL), Material didático, Contexto Universitário, Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE)

Resumo

O ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) no Brasil tem se ampliado nas universidades, com o aumento no número de estudantes de mobilidade matriculados no país, graças a programas entre instituições brasileiras e estrangeiras. Com isso, cresce também a demanda na oferta de cursos de PFOL dentro das universidades e, consequentemente, de cursos e de elaboração de materiais que contemplem as necessidades de uso do português pelos estrangeiros no contexto universitário, de modo a promover sua integração à comunidade acadêmica. Com o intuito de atender a essa demanda, surge, então, uma proposta de elaboração de um Material Didático (MD) em contexto universitário, dentro do programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Partindo de um contexto de internacionalização do ensino superior, apresentaremos, neste artigo, o cenário do ensino de PFOL dentro das universidades brasileiras, bem como o papel da universidade na integração e na adaptação de alunos estrangeiros à vida acadêmica, de modo a justificar a elaboração do referido MD. Além disso, pretende-se apresentar e descrever o MD e suas Unidades Didáticas (UD), com a finalidade de elucidar os princípios teóricos que fundamentam suas atividades e ressaltar como elas atendem as necessidades de aprendizagem dessa comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dener Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas. Professor de Português para Estrangeiros no Lab Línguas UEL e coordenador pedagógico em uma unidade de ensino de idiomas da bandeira FISK.

Referências

ANDRADE, Ana Maria Jung de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Adaptação à universidade de estudantes internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio. Rev. bras. orientac. Prof., São Paulo, v. 10, n. 1, p. 33-44, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902009000100006>. Acesso em: 3 mar. 2021.

ANDREATTA, S. F. O. Percepção dos estudantes universitários da graduação alunos-convênio da UFRGS. Porto Alegre: [s.n.], 1990.

BAUMVOL, Laura Knijik; SARMENTO, Simone. A internacionalização em casa e o uso de inglês como meio de instrução. In: BECK, Magali Sperling; MORITZ, Maria Ester Wollstein; MARTINS, Lucia Milleo Martins; HEBERLE, Maria Heberle. (org.). Echoes: further reflections on language and literature. Florianópolis: EdUFSC, 2016. p. 65-82.

BEZERRA, Benedito Gomes. Teorias de gênero e perspectivas para o ensino: breve panorama ilustrado. Revista da ANPOLL, [s. l.], v. 51, p. 58-70, 2020. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1382>. Acesso em: 7 mar. 2021.

BHATIA, Vijay Kumar. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004.

BRASIL. Número de inscritos no Exame Celpe-Bras. Brasília, DF, 2016.

DE WIT, Hans. et al. Internationalisation of Higher Education. Bruxelas: European

Parliament, Directorate-General for Internal Policies, 2015. Disponível em:<http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/STUD/2015/540370/IPOL_STU(2015)540

_EN.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2018.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

LEFFA, Vilson J. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2. ed. Pelotas: Educat, 2007.

MAIOR, Rita de Cássia Souto; SOUZA, Márcia Vanessa dos Santos. O ensino de português para estrangeiros numa perspectiva dialógica e as construções de ethos neste contexto. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 23-38, dez. 2018.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Savio. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012a. p. 356-378.

MENDES, Edleise. Vidas em Português: perspectiva culturais e identitárias em contexto de português língua de herança (PLH). In: OLIVEIRA, Gilvan Müller; MONTEIRO, Adelaide. (org.). Revista Platô, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 21-31, 2012b.

MENDES, Edleise; FURTOSO, Viviane Bagio. Orientações do PPPLE para a produção de materiais e recursos didáticos: uma perspectiva plural para aprender, avaliar e ensinar em PLE/PLNM. In: MENDES, Edleise; FURTOSO; Viviane Bagio. (org.). Revista Platô, [s. l.], v. 4, n. 7, p. 20-29, 2018.

SANTOS, Andreia Inamorato. Recursos educacionais abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/8/rea-andreia-inamorato.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2021.

TEEKENS, Hanneke. Internationalisation at home: an introduction. In: TEEKENS, Hanneke. (org.). Occasional Paper, v. 20 – Internationalisation at home: ideas and ideals. Amsterdam: European Association for International Education, 2007. p. 3-11.

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 185-202, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572008000100013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 3 mar. 2021.

TINTO, Vincent. Stages of student departure: reflections on the longitudinal character of student leaving. Journal of Higher Education, [s. l.], v. 59, n. 4, p. 438-455, 1988.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado
29-06-2021
Como Citar
Oliveira, D. M. de. (2021). “Português — Universidades”: o material didático de português para estrangeiros em contexto universitário brasileiro. Scripta, 25(53), 145-168. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p145-168