Ensino de português para falantes de outras línguas: múltiplas realidades, múltiplas necessidades

  • Ev’Ângela Batista R. de Barros PUC Minas
  • Viviane Bagio Furtoso UEL
Palavras-chave: Ensino de português, Falantes de outras línguas, PLE

Resumo

Falar em ensino de Língua Portuguesa (LP) a falantes de outras línguas de origem – sob variadas denominações e circunstâncias – como “língua de herança” (PLH), “língua de acolhimento” (PLAc), “língua estrangeira” (PLE), “língua adicional” (PLA), entre outras, é falar de complexa rede de aspectos inter-relacionados. Tais condicionantes se originam, em uma visão macro, de políticas linguísticas (pensadas e adotadas no bojo de outras, econômicas e culturais), cujos efeitos chegam ao microambiente das salas de aulas – presenciais ou virtuais – em que, concretamente, são atendidos os falantes de outros idiomas, tanto em países lusófonos – e, mais de perto, no Brasil – como em outros, nos quais esta língua se faz alvo de interesse como língua de integração, de interação, de negócios, de ciência e de muitas outras possibilidades de diálogo pluricultural. [...]

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Biografia do Autor

Ev’Ângela Batista R. de Barros, PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (UEMG). Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Letras da PUC Minas. Titular da Coordenação Setorial de Publicações e Produções Acadêmicas da Pró-Reitoria de Extensão. Editora gerente da revista Conecte-se! da Proex PUC Minas. Editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas da PUC, da Scripta e dos Cadernos Cespuc de Pesquisa. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8094-2329.

Viviane Bagio Furtoso, UEL

Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (1994) e Mestre em Letras (2001) pela UEL. Doutora em Estudos Linguísticos (2011) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)/São José do Rio Preto. Estágio pós-doutoral na Georgetown University, Estados Unidos (set. a dez./2015), com bolsa Capes/Fulbright. Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Atua nos programas de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (Meplem). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6535-2902.

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Publicado
29-06-2021
Como Citar
Barros, E. B. R. de, & Furtoso, V. B. (2021). Ensino de português para falantes de outras línguas: múltiplas realidades, múltiplas necessidades. Scripta, 25(53), 8-41. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n53p8-41