Espaço e espacialidade na produção escrita escolar: a reflexão linguístico-discursiva no ensino da escrita
Resumo
Este trabalho investiga a produção do espaço (aspecto pragmático-enunciativo) e das espacialidades (aspecto histórico-discursivo) num conjunto de textos de pré-universitários em situação de avaliação (exame vestibular). Partindo dos resultados obtidos no estudo da construção do tempo e da(s) temporalidade(s) nesse mesmo conjunto de textos, são estudadas as referências espaciais marcadas por recursos linguísticos. Esses recursos linguísticos, apreendidos com base na organização do texto e considerados como produto do trabalho do escrevente com a linguagem, vêm delimitados, de modo voluntário ou involuntário, em certos fragmentos de texto. A noção de texto que sustenta essa análise baseia-se na consideração de que o texto é um repositório de marcas históricas da relação sujeito/linguagem (por exemplo, aquelas relacionadas às práticas letradas e orais), que, da perspectiva discursiva, podem ser registradas ou pela presença efetiva ou por omissões e ausências significativas. Na análise, de cunho qualitativo, são consideradas as noções de letramento acadêmico (LEA; STREET, 2006), de aspectos ocultos do letramento (STREET, 2009) e de presumido social (VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1926: s/d) como modos de associar a perspectiva etnográfica à perspectiva discursiva. O objetivo é que os resultados contribuam para a reinterpretação das práticas de escrita enfatizadas na escola de modo a, também, contribuir para a reflexão linguístico-discursiva no ensino da escrita nos vários níveis de ensino.
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