Trânsitos e vivências nos romances de Mia Couto
Resumo
O que caracteriza o lugar da identidade na obra de Mia Couto é a viagem, visto que seus romances, geralmente, encenam a pluralidade de etnias, crenças, idiomas, devido à multiplicidade decorrente de trocas contínuas, realizadas ao longo do período de colonização e descolonização de Moçambique. A proposta deste artigo é investigar três romances desse autor, com a finalidade de verificar como os deslocamentos se interligam à questão da identidade, atentando para a configuração da personagem estrangeira como viajante, cujo deslocamento espacial e contato com o outro promovem trânsitos que podem, ou não, desalojá-lo da posição de estrangeiro, e também para as que são originárias do país, mas vistas como estrangeiras por seus conterrâneos.
Downloads
Referências
APPIAH, Kwame. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lima e Glauce Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
CABAÇO, José Luis. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
COSTA, Luana A. Pelas águas mestiças da história: uma leitura de O outro pé da sereia, de Mia Couto. 140 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
COUTO, Mia. A varanda do frangipani. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
COUTO, Mia. O outro pé da sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DINIZ, Érika R. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra: identidades em trânsito. 124 f. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
FONSECA, Maria Nazareth; CURY, Maria Zilda. Mia Couto: pactos ficcionais. São Paulo: Autêntica, 2008.
IANNI, Octávio. A metáfora da viagem. In: IANNI, Octávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.12-31.
KI-ZERBO, J. (Org.). História geral da África. Brasília: UNESCO, 2010.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidade e escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Colibri, 1998.
MOREIRA, Terezinha Taborda. O vão da voz: a metamorfose do narrador na ficção moçambicana. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005.
RIBEIRO, Gabriel Mithá. “É pena seres mulato!”: ensaio sobre relações raciais. Portugal: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos - IUL, 2012. p. 21-51. Disponível em: <http://www.cea.revues.org/583>. Acesso em: 20 mar. 2014.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d´África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, Alberta da Costa e. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".