Exílio e (re)construção da identidade em “A Question of Power”
Resumo
A autora sul-africana Bessie Head, em sua obra A Question of Power, apresenta a problemática de um sujeito do sexo feminino fruto da sociedade sul-africana em épocas de Apartheid. Na narrativa, a personagem principal, Elizabeth, oferece uma visão retrospectiva de sua “jornada para o inferno”, desde a África do Sul até seu exílio no vilarejo de Motabeng – a terra de areia de Botswana. Nessa caminhada, a personagem depara-se com um processo de desintegração e reconstrução da sua identidade, que a leva a descobrir sua própria totalidade. O texto proporciona ao leitor a experiência da jornada interior de Elizabeth, marcada pela discriminação, pelo isolamento e por conflitos culturais. O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir da análise de trechos da narrativa de Head, sobre a condição de migrante da personagem, as relações de poder e a alteridade que condicionam sua existência como exilada, e o modo como essa condição perpassa seu processo de (re)identificação pessoal. A análise será feita com base na teoria foucaultiana, no que toca às questões de alteridade e relações de poder. Utilizou-se como metodologia a Estrutura Simbólica do Poder, proposta pelo semioticista Harry Pross, que diz da forma pela qual os indivíduos atribuem sentido às suas experiências e vivenciam a alteridade.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade do saber. 17a. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Terra & Paz, 2015.
HEAD, Bessie. A Question of Power. London: Penguin Books, 2011.
MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault: A coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004.
PROSS, Harry. Estructura simbólica del poder. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".