Literatura itinerante, l’absence d’oeuvre, e capital simbólico: o caso de Edgar Allan Poe
Resumo
A literatura viaja para outros tempos e lugares e, no percurso, é afetada por mutações e reavaliações. O entendimento tradicional dessas alterações em termos da apropriação de um significado original a ser reinterpretado no momento da recepção relega a segundo plano as condições estruturais do objeto original que possibilitam reapropriações. A ênfase na reprodução do sentido no momento da recepção tende a preservar a autonomia tanto do autor que produz como da obra executada. O conceito foucauldiano de “absence d’oeuvre”, ao propor um vazio na origem da obra, abre caminho para um entendimento das condições de possibilidade da viagem do literário e das transgressões e revalorizações que a acompanham. A viagem da obra literária de Edgar Alan Poe ilustra exemplarmente a ocorrência dessas mutações transgressivas.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Correspondence. In Oeuvres Complètes de Charles Baudelaire, ed. Jacques Crépet. Paris: 1923-1953, 19 vols.
BOURDIEU, Pierre. Social Space and Symbolic Power. Sociological Theory, vol 7, No. 1 (Spring 1989), pp. 14-25.
CAMPOS, Haroldo de. de; CAMPOS, Augusto de. de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta. São Paulo: Duas Cidades, 1975.
CARLSON, Eric, ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce qu’un auteur? In Dits et écrits. (Paris: Gallimard, 1994), vol. 1, pp. 789–821.
FOUCAULT, Michel. La folie, l’absence d’oeuvre. In Dits et écrits. (Paris: Gallimard, 1994), vol. 1, pp. 412-420.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Pontes, 2000.
ELIOT, Thomas Stern. From Poe to Valéry. In CARLSON, E. W., ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
HUXLEY, Aldous Leonard. Vulgarity in Literature. In CARLSON, E. W., ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
JAMES, Henry. Comments. In CARLSON, E. W., ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
LACAN, Jacques. Écrits I: Paris: Éditions du Seuil, 1966.
LOWEL, James Russel. Edgar Allan Poe. In CARLSON, E. W., ed. The Recognition of Edgar Allan Poe. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1970.
POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition. In POE, Edgar Allan, Essays and Reviews. New York: The Library of America, 13-25.
PRATT, Mary Louise. Arts of the Contact Zone. Profession (1991), 33-40.
QUINN, Patrick F. The French Face of Edgar Poe. Carbondale: The Southern Illinois University Press, 1971
VALÉRY, Paul. The Collected works of Paul Valéry, ed. Jackson Mathews. Princeton: Princeton Universy Press, 1956-1975, 15 vols.
VINES, Lois Davis, ed. Poe Abroad. Iowa: University of Iowa Press, 1999.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".