AVALIAÇÃO DO EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DA FRIDERICIA CHICA EM DIFERENTES FASES DE VIDA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Resumo
A dengue, atualmente é a arbovirose mais importante que afeta o homem no mundo. A forma mais comum de controle desse vetor é o uso de produtos inseticidas, que tem originado mosquitos cada vez mais resistentes. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do óleo essencial da Fridericia chica em diferentes concentrações nos ovos, larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti Rockfeller Sensível e BH Resistente. O óleo essencial foi extraído através do método de Hidrodestilação em um aparelho do tipo Clevenger. O critério de observação usado foi o de 24-48 horas. A extração do óleo essencial, resultou em hidrolato misturado ao extrato aquoso da planta. O hidrolato e o extrato aquoso são subprodutos da extração do óleo essencial. Apenas o hidrolato puro se mostrou eficiente no teste com as larvas e pupas de A. aegypti Rockfeller Sensível e BH Resistente. Em ambos os testes efetuados com as pupas obtivemos um resultado bastante relevante. Os mosquitos originados a partir das pupas que completaram seu desenvolvimento imersas no hidrolato, não foram capazes de sobreviver.
Solicita- se ao autores enviar um terno de transferência de publicação contendo assinatura de cada um dos autores conforme o modelo abaixo:
(submeto (emos) o trabalho intitulado "a avaliação do periódico SINAPSE AMBIENTAL, e concordo(amos) que os direitos de publicação a ele referentes se tornem propriedades exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e previa autorização seja solicitada por escrito e obtida junto a Editora)