RECURSOS HÍDRICOS NA BOLÍVIA
A Participação Das Mulheres Na Guerra Da ‘Água Boliviana
Resumo
Os impactos da agenda ligada a privatização da água e a mobilização social das mulheres em Cochabamba - Bolívia, em 2000 possibilita a análise da participação das mulheres na guerra da agua. Esse processo enseja compreender o papel fundamental da mulher na gestão da agua como agricultoras, membros das comunidades e das cooperativas ou comitês da água.O presente artigo tem por objetivo, desenvolver uma análise ressaltando a participação das mulheres na guerra da agua. Para tanto foi analisado a relação entre o feminismo e o poder, com base em referências bibliográficas sobre a participação das mulheres na guerra da água em Cochabamba, Bolívia. Ao final da pesquisa conclui-se que por mais que as mulheres enfrentam diversos problemas referentes à representatividade, tanto no âmbito público quanto no privado, as cochabambinas batalharam de forma ativa pelo direito da água, foram em busca de seus direitos e até usaram instrumentos para lutar contra o governo, acontecimento que as empoderou no âmbito político e social.
Palavras-chave: Cochabamba. Bolívia. Mulheres. Empoderamento. Guerra da água.
Solicita- se ao autores enviar um terno de transferência de publicação contendo assinatura de cada um dos autores conforme o modelo abaixo:
(submeto (emos) o trabalho intitulado "a avaliação do periódico SINAPSE AMBIENTAL, e concordo(amos) que os direitos de publicação a ele referentes se tornem propriedades exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e previa autorização seja solicitada por escrito e obtida junto a Editora)