Histórico do periódico

A VirtuaJus foi criada em 2002 pela Faculdade Mineira de Direito - Campus Coração Eucarístico, com o intuito de possibilitar a pesquisadores um espaço para publicação de artigos científicos na área do Direito. As publicações até 2010 foram preservadas em sua integralidade. Lamentavelmente, os arquivos referentes as publicações de 2011, 2012 e 2013 foram perdidos devido a alteração técnica da plataforma que abrigava a revista. Durante os anos de 2014, 2015 e 2016 as publicações foram anuais.

Já em 2016, com a reestruturação da Equipe Editorial, foi submetido projeto ao Núcleo de Apoio aos Periódicos, da Editora PUC Minas, com intuito de integrar a VirtuaJus na plataforma de Periódicos Eletrônicos da PUC Minas, integrados ao IBICT e SEER. As publicações tornam-se semestrais em 2017, com uma preocupação interdisciplinar.

A VirtuaJus propõe-se ao diálogo com os temas transversais que perpassam o direito e se voltam, em sua especificidade, para as teorias sociais antirraciais, os conceitos de riscos, a crítica à ambição da globalização, as axiologias alternativas em torno ao altermundialismo, às preocupações ecológicas e étnicas, e outros enfoques das ciências humanas e ciências sociais aplicadas.O objetivo principal da revista é o  Direito. Por meio da difusão de artigos nacionais e internacionais, pesquisas originais, artigos discentes e docentes, resenhas e traduções, visa-se ao público leitor em geral.