CIDADANIA , LÍNGUA PORTUGUESA E TEMAS TRANSVERSAIS.

Ricardo Santos David

Resumo


RESUMO

Este artigo consiste em um estudo com o objetivo de refletir sobre como é feita a abordagem dos Temas Transversais, elemento integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN, em sala de aula, no ensino de Língua Portuguesa. Como referencial bibliográfico, optou-se pelos estudiosos Candau, Freire, Mizukami, Piletti e Zabala, que em seus estudos trazem reflexões acerca da educação; um levantamento bibliográfico sobre os Temas Transversais e sobre questões ligadas à educação. A partir desse suporte teórico busca-se compreender como as propostas trazidas nos PCN são abordadas pelos professores de Língua Portuguesa.

 

Palavras-chave: Temas Transversais; Educação; Política Educacional; Língua Portuguesa.


Palavras-chave


Temas Transversais; Educação; Política Educacional; Língua Portuguesa.

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Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 08/05/2015.

CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em Questão. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MIZUKAMI, Maria G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. 5ª Ed. São Paulo: Ática, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


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