Métodos Foucaultianos para a Origem do Discurso Proibicionistas de Guerra às Drogas: o caso do Projeto Girassol, em Pará de Minas

Izabella Riza Alves, Juliana França Marques Lemos, Pablo Alves de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa objetiva apresentar os métodos foucaultianos que irão auxiliar na compreensão dos saberes locais que influenciam na origem do discurso proibicionista ao uso de drogas, a partir do estudo de caso do Projeto Girassol. Este é uma política alternativa de prevenção ao uso de drogas, dirigida às escolas municipais de Pará de Minas, Minas Gerais. Logo, utiliza-se o método da arqueologia que busca a reconstrução histórica da origem das “discursividades locais”. A partir de tal reconstrução, aplica-se a tática da genealogia que, conforme Foucault, é uma anti-ciência que procura compreender a insurreição de “saberes sujeitados” contra discursos pré-definidos pela sociedade. Ou seja, compreender as relações de poder que influenciam a origem de discursos verdadeiros que irão moldar a opinião da sociedade. Além disso, será também utilizado como método foucaultiano as precauções de método que são um processo metodológico que visa analisar o poder fora dos dois grandes sistemas: o do “contrato-opressão” e da “guerra-repressão”. De tal forma, a metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica da obra Em Defesa da Sociedade de Michel Foucault e de autores sobre as políticas criminais de drogas e, além disso, no estudo de caso do Projeto Girassol através da análise de documentos do próprio projeto.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Tóxicos (2006). Lei federal nº 11.343 de 23 de Agosto de 2006. Brasília, DF: 2006.

CARVALHO, Salo de. A política criminal de drogas no Brasil: estudo criminológico e dogmático da lei 11.343/06. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KARAM, Maria Lúcia. Proibições, riscos, danos e enganos: as drogas tornadas ilícitas.

Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009. (Escritos sobre a liberdade, 3).

PLANO de Ações Projeto Girassol. Pará de Minas. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Virtuajus