Análise Crítica da Representatividade do Poder Legislativo Brasileiro

Maria de Lara Ribeiro Ferreira, Bianca Cristina de Almeida e Silva, Cleidiane Marcília Silveira

Resumo


O presente trabalho aborda a crise de representatividade acerca dos sujeitos políticos no Brasil por meio do Poder Legislativo, com o sistema político moderno. O descontentamento com o modelo democrático de representatividade e a observância pelos fatores. dos quais resultam o distanciamento político da sociedade, provocado pelo monopólio político estatal que batalha em privar de defesa todas as expressões menos coerentes da sociedade, para conservar as posições e seguir em um espaço elitista em que se defendem interesses privados. Como ferramenta de participação democrática, a aproximação dos ocupantes de cargos legislativos da realidade e das insuficiências de seus representados, desponta-se como um meio viável para a efetivação de uma política democrática mais participativa. 


Texto completo:

PDF

Referências


APPIO, Eduardo. Controle judicial das políticas públicas no Brasil. Curitiba: Juruá, 2005.

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 10 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.

BARROSO, Luís Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. – 4ª ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2009.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Trad. Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

FACHIN, Zulmar. Teoria Geral do Direito Constitucional. 2ªed., Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006.

LAMBERTUCCI, Antônio Roberto. A participação social no governo Lula. In: AVRITZER, Leonardo (org.). Experiências nacionais de participação social. São Paulo: Cortez, 2009. Coleção Democracia Participativa.

MANFREDINI, KARLA M. Democracia Representativa Brasileira: O Voto Distrital Puro Em Questão. Florianópolis, 2008

PAULO, V., & ALEEXANDRINO, M. (2016). Direito Constitucional Descomplicado. Rio de Janeiro; São Paulo: Forense; Método.

OLIVEIRA, Regis Fernandes; FERREIRA, José Rodrigues. Teoria Geral do Estado. 27ª ed. Rio de Janeiro, 1988.

SELL, Carlos Eduardo. Introdução à sociologia política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Virtuajus